MADEIRA

A Madeira, arquipélago no Oceano Atlântico, é uma região autónoma de Portugal; no contexto europeu, é um território ultraperiférico. A principal atividade económica é o turismo, mas a Madeira também é afamada pelo seu vinho e produção frutícola, com destaque para a banana, o maracujá e a anona.

Em 30 anos de adesão europeia, o arquipélago da Madeira viu índices como a taxa de analfabetismo e a mortalidade infantil decrescerem significativamente, embora a taxa de natalidade e a população residente tenham diminuído.

 

Exemplos de iniciativas e projetos apoiados pela Europa

 

  • Desde o temporal de 2010, tem sido uma prioridade corrigir as vulnerabilidades existentes para prevenir novas inundações; projetos como a regularização do curso de Ribeira Brava e a intervenção nos principais cursos do Funchal tiveram financiamento europeu a 85% através do Fundo de Coesão. No domínio ambiental, a reformulação da ETAR de Câmara de Lobos para um melhor tratamento das águas residuais teve também uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.

 

  • A ilha de Porto Santo também beneficiou de fundos europeus em diversos projetos como a recuperação e remodelação da Escola Básica e Secundária do Porto Santo, comparticipada em 85% pelo FEDER. A requalificação do porto de Porto Santo é um dos grandes investimentos em infraestruturas desta ilha, estando a decorrer desde 2009.

 

  • As ilhas Desertas beneficiam de projetos LIFE para a recuperação dos seus habitats terrestres, únicos pela flora endémica aí existente. As principais medidas visam a erradicação ou controlo de espécies introduzidas nas ilhas, como a cabra, o coelho, o murganho e a planta tabaqueira. O financiamento europeu rondou os 50%, com uma contribuição de €670 808,00. No âmbito dos projetos LIFE, a Madeira tem sido apontada como um exemplo a seguir por ter aplicado os fundos europeus para desenvolver um trabalho de conservação a longo prazo.

MAIS INFORMAÇÕES

EPRS | Serviço de Estudos do Parlamento Europeu | www.epthinktank.eu

* Esta informação foi produzida pelo Parlamento Europeu.

Share This