AÇORES

O arquipélago dos Açores é uma região autónoma de Portugal localizada no Atlântico Norte, a 1500 km da Europa continental. De origem vulcânica, é composto por 9 ilhas e tem o estatuto de região ultraperiférica.

Beneficia de uma grande variedade de ecossistemas, sendo alguns dos seus recursos naturais classificados pela UNESCO como reservas da biosfera.

Os fundos comunitários têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da região, nomeadamente no que diz respeito a investimentos em infraestruturas como portos, aeroportos, hospitais e estabelecimentos escolares.

 

Exemplos de iniciativas e projetos apoiados pela Europa

  • O Nonagon é o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia dos Açores. Está instalado na cidade de Lagoa, ilha de S. Miguel. O objetivo é atrair empresas de outras regiões, que possam trazer valor acrescentado ao tecido empresarial local. Este projeto teve uma comparticipação de 85% do Feder.
  • O Farol dos Capelinhos foi construído em 1903 na Ilha do Faial. A erupção submarina do vulcão Capelinhos em 1957-1958 enterrou o farol em lava. Este projeto permitiu erigir um Centro de Interpretação nas ruínas do farol. Este centro – cofinanciado a 85% pelos fundos europeus – tem uma finalidade pedagógica, fornecendo aos visitantes informações sobre a região e o seu passado vulcânico graças a equipamentos de alta tecnologia.
  • O Centro de Apoio à Deficiência (CAD), na ilha Terceira, é notável pela resposta integrada e inovadora a pessoas com necessidades especiais. Foi financiado a 85% pelos fundos estruturais. Integra um Centro de Atividades Ocupacionais, um Lar Residencial e um Centro de Reabilitação, com especialidades de terapias da fala, do movimento e ocupacional. Este centro reúne as condições necessárias à promoção da independência e acompanhamento dos utentes.

MAIS INFORMAÇÕES

* Esta informação foi produzida pelo Parlamento Europeu.
Share This